As escolas públicas do Distrito Federal devem receber esse semestre um repasse de R$ 67,7 milhões do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). Ao todo, são 693 centros de ensino.
Desse valor, R$ 5,6 milhões são de dívidas deixadas pelo governo de Rodrigo Rollemberg, que não realizou os repasses da segunda parcela do programa de 2018 para 220 escolas.
O mais curioso é que as escolas enviaram a documentação exigida pela legislação, segundo informações do atual governo.O pagamento dessa dívida começou ontem e deve ser finalizado até sexta-feira (25).
O secretário de Educação Rafael Parente disse ter recebido garantia do antigo chefe da Pasta que regularizaria o débito até o fim da transição, o que não aconteceu.
Das escolas do DF, 267 unidades não embolsaram os valores, porque não entregaram as informações ao governo no prazo. 211 colégios, sim.
Existe a possibilidade de se criar uma terceira parcela do PDAF para pagar as escolas atrasadas. Porém, segundo informa Parente, os recursos ainda não estão consolidados. As informações são do Correio Braziliense.