O governador Rodrigo Rollemberg pode ter mais uma dor de cabeça. Os deputados distritais prometem aprovar na próxima terça-feira, 29, uma especie de projeto de lei complementar para derrubar o decreto do governo que aumenta as tarifas de ônibus. Tecnicamente, o distrital Ricardo Vale (PT), que está a frente da iniciativa, chama essa medida de “sustar” o intento do Buriti.
Caso isso ocorra, as passagens voltariam aos preços antigos. Exemplo: a passagem que custa R$ 4 retornaria para R$ 3. Basicamente isso. O documento já conta com a assinatura de 15 deputados distritais e mais adesões devem aparecer já que alguns parlamentares não foram localizados na CLDF.
Para ir a plenário, o projeto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Na Parede
O secretário de Mobilidade, Carlos Tomé esteve na Câmara Legislativa para falar sobre o sistema de transporte e o aumento das passagens. O seu discurso não convenceu os parlamentares. “O depoimento do secretário mostrou que o sistema de transporte é uma bagunça”, frisou Vale.
Já Raimundo Ribeiro (PSDB) classificou os subsídios como absurdos e que o governo, antes de aumentar a passagem deveria ter feito um estudo. “Não concordei como a maneira de como o aumento foi concedido”, criticou Ribeiro.
Se a Câmara Legislativa derrubar o aumento da passagem de ônibus, com certeza o governo ficará em maus lençóis. A próxima semana promete.
Fonte: Redação