O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, reinaugurou nesta quarta-feira (15), a base brasileira na Antártida, batizada de Estação Comandante Ferraz, localizada na Ilha Rei Jorge, na Baía do Almirantado. O local, que foi reconstruído com investimentos de 100 milhões de dólares (R$ 417 milhões), sofreu um grave incêndio em 2012, em que duas pessoas morreram e 70% das instalações foram perdidas. A reinauguração aconteceria na terça-feira (14), mas precisou ser adiada em razão do mau tempo.
Mourão, principal representante do governo brasileiro na cerimônia, falou sobre o papel da nova base para o desenvolvimento científico e destacou quais benefícios a nova estação vai trazer.
O plano de ação da ciência antártica para o Brasil terá melhores condições para desenvolver programas científicos que aumentem a participação brasileira no sistema do trabalho antártico, que envolve além do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Fundação Oswaldo Cruz, de 13 universidades, contando com 250 pesquisadores – comentou o vice-presidente.