Depois da onda de violência contra motoristas de aplicativos, outro deputado do DF protocolou um projeto de lei que garante mais segurança aos trabalhadores.
De acordo com o autor, deputado federal Julio Cesar (Republicanos), a proposta propõe que os responsáveis pelo aplicativo de transporte, façam a identificação facial ou biométrica dos passageiros no momento da realização da chamada e o pagamento por meios eletrônicos no encerramento da viagem. O sistema garante segurança tanto para o motorista quanto para o passageiro.
“Em casos onde houver a ocorrência de crimes, ficarão mais fáceis a identificação dos infratores e a forma de como aconteceu, para então punir os acusados.”
Julio recomenda ainda que responsáveis pelo aplicativo de transporte solicitem o encaminhamento de documentos comprobatórios de antecedentes criminais, no momento do primeiro cadastro do passageiro, para que seja verificada a situação do usuário. Os documentos deverão ser solicitados pelo aplicativo a cada um ano, a fim de que seja atualizado o cadastro.
Foto: Douglas Gomes