Relator do projeto do Poder Executivo que propõe a reestruturação das regiões administrativas do DF na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Legislativa, o deputado Chico Leite(PT) defende, como alternativa à extinção de Administrações Regionais, a redução de cargos comissionados e a valorização dos servidores de carreira para reduzir custos.
Em seu parecer, ele apresentará emenda conjunta com o deputado Reginaldo Veras, limitando o número de cargos comissionados de livre provimento à 25% do efetivo de servidores lotados nas administrações. “Mais economia, mais valorização dos concursados e mais profissionalização das administrações, com serviço público mais compromissado e de mais qualidade”, defende.
A Câmara Legislativa promoveu uma Comissão Geral no Plenário da Casa para ouvir a população sobre o projeto. Os participantes manifestaram suas preocupações quanto à fusão de algumas Administrações Regionais.
Para Chico Leite, acabar com as administrações regionais não muda nada, só distancia o governo da população. Fundamental é cortar gastos, o que o projeto do Executivo não faz. “Redistribua os servidores de carreira que desejam trabalhar em suas cidades. Assim, profissionalizará o serviço público, dará um tom de qualificação e de compromisso com a continuidade do serviço público, além de não ficar refém das políticas eleitoreiras”, ressalta.
Chico Leite também se comprometeu a assinar uma moção com os demais deputados distritais para que o governo retire o projeto encaminhado ao Poder Legislativo. O parlamentar defende o diálogo para que sejam debatidas alternativas para assegurar a redução de despesas e não extinguir nenhuma Administração Regional.
Fonte: Redação