Professores e agentes de segurança pública fora do grupo prioritário

Professores e agentes de segurança pública foram retirados dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. O plano distrital de imunização, divulgado pela Secretaria de Saúde no mês passado, previa aplicação de doses nesses profissionais em uma quarta fase, a depender do total de vacinas disponibilizado.

No entanto, uma nova versão do documento, disponibilizada na página da SES-DF, retirou esses grupos da imunização prioritária. De acordo com a nova versão do plano, serão vacinados primeiro apenas três públicos. São eles:

  • Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
  • Pessoas de 60 a 74 anos;
  • Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Segundo a SES-DF, a retirada de professores e agentes de segurança segue uma diretriz do governo federal.

“A Secretaria de Saúde esclarece que as fases do plano de vacinação foram definidas pelo Ministério da Saúde. O plano inicial do Ministério previa quatro fases. Com a mudança no plano nacional para três fases, a Secretaria de Saúde atualizou o documento”, disse em nota.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo