MP cobra calendário de imunização de idosos

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) solicitou à Secretaria de Saúde do DF que informe, no prazo de cinco dias, a previsão de início de vacinação dos idosos contra Covid-19 na capital. O órgão quer saber em qual momento da campanha de imunização serão incluídos idosos maiores e menores de 75 anos.

A requisição foi feita pela Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid). O documento foi enviado na última terça-feira (19). Na primeira fase de imunização, está prevista a aplicação de doses apenas em profissionais de saúde na linha de frente do combate à doença, indígenas, e idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento

A Secretaria de Saúde informou que “irá prestar todos os esclarecimentos ao órgão requerente dentro do prazo estabelecido” e que “cabe ressaltar que os grupos prioritários da primeira fase da vacinação seguem o que determina o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”.

No pedido, os promotores de Justiça também pedem informações sobre o número de idosos a ser imunizado em cada uma das fases previstas no plano distrital de vacinação. Querem saber ainda se haverá agendamento prévio, além das medidas que serão adotadas para evitar aglomerações e facilitar o fluxo de imunização no DF.

O Ministério Público também pediu que a Secretaria de Saúde verifique a possibilidade de aplicar as vacinas em idosos dentro do carro, pelo sistema drive-thru ou em domicílio, no caso daqueles que estejam acamados ou que tenham algum tipo de deficiência. A ideia é adotar medidas que facilitem a vacinação desse grupo prioritário.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo