Brazlândia ganhou sua primeira escola técnica. Com capacidade para 1.440 estudantes, a unidade teve um investimento de R$ 15.3 milhões e sua construção gerou 200 empregos.
Os alunos que vão usufruir desta nova estrutura podem levar a região administrativa a outros patamares de qualificação, empregabilidade e novos negócios.
“Entregamos a obra da Escola Técnica de Brazlândia completa. Serão estudantes que vão buscar suas qualificações, entrar no mercado de trabalho e ajudar as suas famílias”, ressaltou o governador.
A escola conta com doze salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, auditório, teatro de arena, refeitório, área de convivência e administrativa, cozinha, quadra poliesportiva coberta e dois amplos estacionamentos. As instalações foram pensadas e construídas com acessibilidade e conforto. A biblioteca, por exemplo, tem elevadores, e os ambientes, ar-condicionado. O modelo segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que atuou como parceiro do GDF ao injetar recursos na construção da escola.
Mais de 300 vagas
Com a inauguração das instalações, o Governo do Distrito Federal lançou o edital do processo seletivo de alunos entre 6 de fevereiro a 20 de janeiro de 2021. São 340 vagas para cursos técnicos em enfermagem e informática e de formação inicial e continuada para cuidador infantil e operador de computador.
Durante a cerimônia, o governador mencionou os estudantes mortos em acidente de trânsito e que foram homenageados com a construção da escola. “A idealização dessa escola técnica nasceu exatamente de uma tragédia envolvendo cinco jovens que faziam o curso técnico de enfermagem na escola técnica de Valparaíso e que faleceram voltando para Brazlândia pela BR-080, na altura da roda d’água”, recorda Ibaneis. “Fica a nossa homenagem a todos que estão aqui, às famílias dessas cinco vítimas que sofreram essa tragédia”, completa.
O governador ressaltou ainda que, mesmo durante a pandemia, o Governo do DF manteve as obras em funcionamento. “Acharam que o DF estava parado durante a pandemia, mas, com muito esforço, trabalhamos ao longo de 2020 para que nada nos parasse. Foram 385 escolas reformadas. Nossas crianças e jovens voltarão às aulas em ambientes totalmente cuidados”, garante.
Inscrições
As inscrições gratuitas para o edital do processo seletivo de alunos podem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação. Poderão se inscrever aqueles que tenham concluído o ensino médio até este ano e apresentem histórico escolar ou declaração de escolaridade. Candidatos com deficiência ou transtorno do espectro autista comprovado por laudo médico no ato da matrícula têm 20% das vagas reservadas por curso e por turno. Para mais informações, acesse o edital no Diário Oficial do DF (DODF) de 16 de dezembro de 2020.