O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, na última sexta-feira (12), que a empresa JBS vai construir mais um hospital no Distrito Federal. “Igual ao que foi feito em Ceilândia, acoplado ao Hospital Regional da Cidade”, escreveu o mandatário do Twitter.
Ibaneis aproveitou a oportunidade e informou que podemos ter a cessão de um Hospital da Rede Anchieta, que está desocupado. “São 4 mil m², já com tubulações para oxigênio instaladas, onde queremos instalar de 200 a 300 leitos imediatamente”, escreveu. A Secretaria de Saúde fará uma vistoria hoje à tarde para analisar essa possibilidade.
Hospitais
O governador do DF informou que pediu para a Novacap começar os procedimentos para a construção de mais 3 hospitais. “Em São Sebastião faremos um Hospital novo; em Planaltina e Sobradinho teremos hospitais acoplados a atual estrutura. Instalações que vão ficar permanentemente na rede pública”, afirmou Ibaneis.
Leitos de UTI
A situação nos hospitais públicos e privados do Distrito Federal segue caótica devido à pandemia de covid-19. A atualização mais recente da Secretaria de Saúde, feita às 12h, mostra que 212 pessoas agonizam sem leitos de UTI.
A rede pública do DF tem quatro leitos de UTI para pessoas adultas disponíveis: três no hospital de campanha da PM e um no Hospital São Mateus, contratado pelo governo para auxiliar no atendimento à população.
O Hospital da Criança (HCB) tem oito leitos pediátricos, e o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) tem quatro neonatal.