O governador Ibaneis Rocha (MDB) flexibilizou medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na capital. Entre as mudanças, publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (13), está a ampliação do funcionamento de bares e restaurantes e a redução de restrições à venda de bebidas alcoólicas.
O afrouxamento das medidas ocorre em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19. Desde 28 de fevereiro, a capital passa por medidas de restrição para conter o avanço do vírus.
Levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado às 6h10 desta terça-feira, mostra que 98,20% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) da rede pública para tratar pacientes com o novo coronavírus estão ocupados. Restam apenas oito leitos, sendo apenas quatro para adultos. Além disso, a lista de espera por uma vaga conta com 341 nomes.
Veja as flexibilizações
Venda de bebidas alcoólicas
- Regra anterior: proibida de 20h às 5h.
- Regra atual: proibida de 21h às 5h.
Bares e restaurantes
- Regra anterior: atendimento ao público no local deve ser encerrado às 19h. Encomendas delivery (com exceção das bebidas alcoólicas, que tem norma própria) podem ser aceitas até 22h, com entregas até 23h.
- Regra atual: atendimento ao público no local deve ser encerrado às 21h. Mantidas as regras para encomendas delivery – aceitas até 22h e entregues até 23h.
Competições esportivas profissionais
- Regra anterior: pode ocorrer de 6h às 21h, sem público.
- Regra atual: pode ocorrer após as 22h, também sem público. Profissionais envolvidos no evento devem se recolher assim que o jogo for encerrado.
Clubes recreativos
- Regra anterior: horário de funcionamento de 6h às 21h, com uso de marinas (embarcações) proibido.
- Regra atual: mantém o horário de funcionamento de 6h às 21h, mas permite o uso de embarcações, desde que com ocupação de 50% da capacidade. Fica proibida a junção dos barcos.