Resenha do Vicenzo: De olho no Buriti

Por Marco Vicenzo

Sem depor na CPI, quem tira ibaneis do Buriti?

Depois do último movimento do STF, que garante a impunidade dos governos estaduais e implica toda responsabilidade para o Governo Bolsonaro, alguns Governadores já estão soltando fogos de alegria para 2022.

IBA o nome mais forte até agora?

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), já demonstrou a vontade de ser candidato à reeleição. É bem verdade que pegou uma bomba (COVID) que não esperava e tentou se virar como podia. Mas é inegável que pra tirar a reeleição do “Iba” vai ter que suar a camisa.

A CPI da Esperança

Se houver uma reviravolta, um pouco de humildade e muita articulação os Senadores Izalci Lucas (PSDB) e Reguffe (PODEMOS) até conseguiriam provocar um enfrentamento em desfavor de “Iba” no Senado, mas ainda nenhum tijolo foi colocado nessa construção.

REGUFFE 2022 ?

O Senador Reguffe é realmente um exemplo de ética na política. Além de economizar gasto, utiliza muito bem a prerrogativa de fiscalizador no parlamento.

Todavia, o Senador segue em home office desde 2014 (ou antes) e sai apenas em véspera de campanha.

Alguém vê o Senador Reguffe na rua ? Se aparecer logo, tem chance.

IZALCI 2022?

O Senador Izalci teria a melhor condição de ser a segunda via, acontece que ainda está com o Pires na mão tentando convencer o Arruda desde 2018 a apoiá-lo e certamente não será dessa vez.

Izalci tem um legado político interessante no DF, principalmente voltado para a área de educação e tecnologia. Mas vai ter que acordar pra vida, essa nominata do PSDB a cada eleição passa mais vergonha. Na última eleição não conseguiu fazer sequer 1 Distrital.

Se acordar pra vida, dá tempo!

”Os Belmonte” 2022 ?

Se abaixar a crista, botar o pé no chão e sair nas ruas pra conhecer o DF (que ainda não conhecem porque morava fora) pode surpreender.

Vai depender muito das composições. Eu arriscaria uma dobradinha com o Izalci e aí daria bastante trabalho para ibaneis mas teria que ser mais do que isso pra tirar a reeleição do atual governador.

Por enquanto, temos poucas possibilidades. Arriscaria as seguintes fórmulas:

1 – Iba (GDF) + Celina (Vice) (ou Paco) + F Arruda (Senado)

2 – Izalci (GDF) + P Belmonte (vice) + Alguém Senado

3 – Reguffe (GDF) + Leila (Vice) + Cristovam (Senado) (tentando ressuscitar Rollemberg pra Federal)

Essas seriam as 3 vias que estão começando a se desenhar. Ou não.. como diria meu saudoso pai: “na política, tudo pode acontecer.. inclusive NADA”

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo