Doação de sangue

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) aproveitou, juntamente com a sua equipe de assessores, para comparecerem ao Hemocentro de Brasília para doarem sangue e contribuir para o aumento do nível do estoque sanguíneo da unidade.

A pandemia do coronavírus impactou de forma negativa a doação de sangue na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O movimento de doadores nos cinco primeiros meses de 2021 está menor que nos últimos dois anos. 

O parlamentar destaca a importância do ato e chama a atenção para queda de doações.

“Doar sangue é um ato de cidadania e que pode ajudar a salvar muitas vidas”, avalia. “Além disso, os bancos de sangue do DF, precisam urgente, de novos doares. É importante que haja uma mobilização da população nesse sentido. Nessa época de pandemia existem muitos pacientes que precisam muito dessa ajuda”, completa.

Agendamento

A pandemia de coronavírus alterou o atendimento no Hemocentro. Para evitar aglomerações, doadores devem agendar atendimento por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo