A Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou, nesta sexta-feira (2), que “não houve registro de vacinas aplicadas fora do prazo de validade” em Brasília. A declaração ocorre após o portal Folha de SP apontar que 75 pessoas teriam recebido doses da AstraZeneca fora do prazo de validade em 17 postos da rede pública do DF.
Segundo a Secretaria de Saúde, “nem sempre a vacina aplicada é registrada no sistema do Ministério da Saúde na mesma data em que foi administrada no paciente”. A pasta aponta que está se dedicando “a identificar os possíveis erros e responsáveis que levaram a este desencontro de informações”
Nesta tarde, o distrital Leandro Grass (Rede) encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde do DF cobrando respostas e providências administrativas, caso se comprove aplicação de vacinas vencidas.
“É inadmissível que tenham sido aplicadas vacinas vencidas. É desumano com a população. Não há motivos razoáveis e queremos saber do governo do DF quantas de fato foram aplicadas aqui fora da validade”, disse o deputado.
Grass também pediu para saber quais providências serão tomadas, se há vacinas vencidas no estoque do GDF, se essas informações constam no portal Infosaúde, quantas estão próximas do vencimento e também como é feita a retirada e aplicada a dose na pessoa, tendo em vista que cada frasco contém cerca de 10 doses, mas os números de doses vencidas aplicadas por posto não estão em múltiplos de 10.