Crematório em Brasília

O governador em exercício, Paco Britto, publicou, na última quarta-feira (21), o decreto n° 42.321, em que declara interesse público em projetos e obras para criação de um crematório no Cemitério da Asa Sul.

Desde 2019, o GDF vem falando sobre a vontade de construir um crematório. A capital dispõe de seis cemitérios, todos administrados pela empresa Campo da Esperança, mas que já estão lotados.

Como aponta o documento, os órgãos distritais competentes devem se manifestar no prazo de dez dias úteis a partir da publicação do decreto. Ainda assim, o prazo pode ser prorrogado desde que tenha justificativa.

A área onde o crematório deverá ficar tem cerca de 33 mil metros quadrados e atualmente está ocupada pela direção da Campo da Esperança, quiosques regularizados e galpões. O cemitério que atende esse tipo de serviço mais próximo fica em Valparaíso (GO), onde é possível encontrar o Jardim Metropolitano.

O forno encomendado pela Campo da Esperança chegou antes mesmo do decreto, no início do ano passado. O equipamento, que foi encomendado no Estados Unidos, custou cerca de US$ 100 mil, sem contar frete e taxas de importação.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo