Foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no diário oficial do Distrito Federal a lei n° 6.878, que institui o Programa Inter Ciências Brasília (PICB), que prevê a concessão de passagens aéreas ou rodoviárias, nacionais ou internacionais, para participação em eventos científico e tecnológicos além de recursos para alimentação e hospedagem aos alunos e seus representantes legais. A ideia, que partiu do deputado Martins Machado (Republicanos), vai incentivar, fomentar a pesquisa científica e, futuramente, tornar a capital do país no âmbito da rede pública do ensino médio, referência na realização de pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como melhorar o ensino de ciências e matemática para atrair talentos e formar novos pesquisadores.
“Esse projeto foi uns dos primeiros que protocolei assim que iniciamos o mandato, pois não tenho dúvida que proporcionar apoio aos jovens e adolescentes desde cedo para a pesquisa científica fará com que Brasília esteja na vanguarda da inovação. Estou muito satisfeito que tenha se tornado lei próximo ao retorno das aulas, para que seja um grande incentivo aos alunos buscarem seus sonhos”, afirma Martins Machado.
O programa poderá contar com recurso oriundo do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, o que garante que os alunos possam ser contemplados ainda este ano e participem dos eventos.