A Secretaria de Saúde informou, nesta quinta-feira (30), que vai ampliar a dose de reforço contra a covid-19 para idosos com 70 anos ou mais a partir desta sexta-feira (1°). De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a decisão foi tomada pela baixa procura do grupo. Para se imunizar com a dose de reforço, a pasta solicita que o intervalo com a segunda dose seja de, no mínimo, seis meses.
Pensando em quem precisa tomar a terceira dose, a secretaria decidiu voltar com o sistema de agendamento pelo site. Ainda de acordo com Valero, seis mil novas vagas serão abertas nesta sexta-feira (1°), a partir das 14 horas.
Doses da Pfizer
Ontem (28), o DF recebeu 153.270 novas doses da Pfizer, sendo 145.080 para segundas doses, 5.850 para as doses de reforço e 2.340 para primeiras doses de adolescentes. Vale lembrar que a Pfizer é a vacina recomendada pelo Ministério da Saúde para a terceira dose.
Reforço da vacina
Sobre a inclusão no grupo indicado para a terceira dose dos profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais feita pelo Ministério da Saúde no decorrer da semana, o secretário de Saúde, general Pafiadache, afirmou que a ampliação depende do envio de novas vacinas pelo governo federal.
“Já está prevista para os profissionais da Saúde e para o público acima de 65 anos. Precisamos da regulação técnica do Ministério da Saúde e das doses. Vamos fazer a programação quando chegar. Está chegando a terceira dose”, afirmou Pafiadache.