O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou ontem o fim das restrições. Mas isso não significa que a população poderá se aglomerar como antes. A pandemia continua. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Vigilância à Saúde, a média móvel de casos confirmados está em alta, com variação acima de 15%. Já a média móvel de óbitos se mantém estável, abaixo de 15%.
A Secretaria de Saúde do DF declarou que desde o início da pandemia tem adotado medidas que abrangem a abertura de novos leitos de UTI e aumento da força de trabalho para o atendimento na rede pública. “Nos momentos mais críticos da pandemia, a pasta fortaleceu a parte assistencial, de forma que as unidades tivessem sua capacidade de atendimento potencializada. Com a diminuição de casos e início da vacinação, foi possível a desmobilização de leitos de UTI e direcionamento desses leitos para hospitais de Campanha”.
A secretaria faz um apelo à população para que se mantenha atenta quanto à manutenção das medidas protetivas e sanitárias, além da importância da vacinação e o uso de máscara e álcool em gel. “A Secretaria de Saúde está preparando internamente a rede hospitalar para eventual necessidade e aumento nas internações em decorrência da Covid-19”, finalizou a pasta com relação a possíveis ações para contenção do vírus e atendimento aos pacientes.