Reajuste de servidores

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (14), o pagamento da terceira parcela do reajuste aos servidores públicos do GDF. “Este é mais um compromisso cumprido”, escreveu nas redes sociais. De acordo com o secretário de Economia, André Clemente, a ideia é que o orçamento, que antes era de R$ 40 bilhões, suba para R$ 47 bilhões. O governo, no entanto, irá enviar à Câmara Legislativa um pedido de ajuste até o fim de outubro.

O pagamento não será retroativo a 2015, quando a parcela deveria ter sido paga. “A lei só passa a ter eficácia a partir do momento que a Câmara Legislativa aprovar o ajuste no texto. Portanto, em abril do ano que vem”, disse Clemente.

Ainda de acordo com o secretário, 35 das 43 carreiras terão o reajuste. Entre os servidores retirados estão as forças de segurança, o servidores do Procon, da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), auditores e defensores. “Todas as demais categorias têm essa pendência de recebimento dessa parcela. Para o cumprimento dessa proposta de campanha, vamos enviar um ajuste ao orçamento para a CLDF. Os servidores podem ficar tranquilos, porque no início do ano que vem estarão com mais esse reforço no contracheque”, afirmou Clemente.

Concedido pelo governo de Agnelo Queiroz (PT), a 3ª parcela é devida a 32 categorias desde novembro de 2015. Entretanto, ainda não foi paga por conta de dificuldades financeiras e obstáculos jurídicos, apesar de o aumento ser previsto em lei.

A 3ª parcela é reivindicação de categorias como assistentes sociais e professores.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo