O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, nesta sexta-feira (26), que ampliará a aplicação da 3ª dose da vacina anticovid-19 para todos os adultos. A novidade na campanha passa a valer na segunda-feira (29).
Seguindo diretriz do Ministério da Saúde, a dose de reforço só pode ser administrada em quem tomou a 2ª dose há pelo menos 5 meses. O anúncio do emedebista foi feito pelo seu perfil oficial no Twitter. Segundo ele, a atualização foi possível depois de nova remessa de doses da Pfizer.
“Recebemos, na noite de ontem, mais 86.580 doses da Pfizer para dose de reforço. Com isso, a partir de segunda-feira (29), ampliaremos a faixa etária de vacinação para todos acima de 18 anos que já tomaram a D2 há pelo menos 5 meses”, disse Ibaneis.
Essa é a 2ª ampliação da campanha de vacinação do DF em menos de 24 horas. Nessa quinta-feira (25), Ibaneis já tinha anunciado que a partir desta sexta-feira (26) adultos a partir de 40 anos estariam aptos ao reforço da vacina contra a covid-19. A 3ª dose é ministrada com o imunizante da Pfizer em Brasília.
Hoje, o Distrito Federal tem 6,7% da população vacinada com a 3ª dose, estando em 11º lugar no ranking dos Estados e um pouco abaixo da taxa nacional –de 7,3%.
A dose de reforço foi ampliada para o público geral em 16 de outubro. No anúncio, o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) reduziu o intervalo de 6 meses para 5 em todas as faixas etárias. Segundo o ministério, estudos mostram queda da resposta imune a partir do 5º mês. Esse foi o motivo para a mudança no intervalo.