No Resenha do Vicenzo do dia 24 de fevereiro, foram cobradas do ministério da economia, medidas para conter a inflação, no dia posterior o governo publicou no Diário Oficial da União (DOU), uma medida que reduz em 25% a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).
A priori essa medida parece algo sensacional, afinal a diminuição do imposto traz benefícios como, a redução dos preços de automóveis e eletrodomésticos, o incentivo ao consumo, a desaceleração da inflação, dentre outros.
O detalhe é que há uma perda estimada de 5 bilhões em repasses aos municípios. Além de atingir o pacto federativo, esse impacto faz com que se torne mais difícil a manutenção da qualidade dos serviços prestados a população. Por conta disso seria necessário ter trabalhado em mecanismos de compensação antes de publicar o decreto no DOU.
Enfim, reduzir impostos pode ser decisivo para conter a crise, mas para resolver definitivamente o problema, é necessário que haja preparo e prudência para conduzir o processo, ou o condutor se tornará um malabarista que não consegue completar seu número.
Colaboração (texto): Geraldo jr.