Tem sido muito comentada a possibilidade de mudança de domicílio eleitoral do deputado Luis Miranda. Levado ao Congresso pelo DF, o parlamentar cogita ser candidato por São Paulo, onde, segundo ele, teria mais chances de emplacar seu projeto de reforma tributária. O que poucos sabem é que o passarinho teve acesso a uma análise realizada por importante empresa de tecnologia que examinou metadados e comportamento de seguidores das redes sociais de Miranda. Essa é exatamente a praia do parlamentar, eleito em 2018 quando ainda morava em Miami, nos Estados Unidos. Somando suas redes, o político ultrapassa os 4 milhões de seguidores.
Segundo a análise, Luis Miranda baterá a marca dos 82 mil votos caso seja candidato no DF. Mas o que encheram seus olhos foram os números que alcançou em São Paulo. Confira trecho do relatório.
Isso mesmo. Segundo a ferramenta utilizada pela empresa, que tem sede em Curitiba, o discurso desenvolvimentista e a postura combativa do parlamentar renderiam a ele mais de um milhão e cem mil votos no maior colégio eleitoral do país. Parece um número astronômico, mas, comparando o número de eleitores, a marca é praticamente a mesma. No DF, o parlamentar alcançaria 3,4% do eleitorado. Em terras paulistas, 3,8%.
A mesma ferramenta de análise foi utilizada na última campanha de Délio Lins para o comando da OAB do DF. O advogado alcançou à reeleição, como previsto no relatório da empresa, entregue antes do pleito. A precisão dos números alcançou a marca de 92%.
O local escolhido ainda não foi divulgado, mas a decisão de Luis Miranda deve ser conhecida ainda esta semana e será decisiva no tabuleiro de xadrez político do DF e de São Paulo.