Depois do dia 30 começa 2026

O meio político do DF não está parado e muitos já fazem planos para 2026.

As urnas colocaram novos nomes no jogo e aposentaram velhas raposas da política que vão acompanhar tudo vestindo pijama.

O centro de tudo é a eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. O cargo mais cobiçado e óbvio é a presidência onde o parlamentar se torna um segundo governador.

Porém, outras posições também são almejadas. Quando eu cobria lá por aquelas bandas das comissões, notei que uma muda a vida de muita gente e por ela os recursos do governo passam: a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF). Outra muito expressiva e disputada é a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Mais uma importantíssima é a Comissão de Assuntos Fundiários(CAF) que mexe com a destinação de terras do DF.

Isso só foram alguns exemplos de como cada peça do tabuleiro se move no cenário político. Claro que outras comissões são importantes. Observe que nem citei a Corregedoria e nem a Comissão de Ética.

Os novatos de primeira viagem geralmente não tem chances de alçar pontos-chave, mas estar no meio dessas comissões pode render bons frutos perante o eleitor.

Quando dia 30 acabar, 2026 começa imediatamente; e, estar bem colocado na CLDF fará toda a diferença. Considerando que não temos pandemia e os holofotes estarão por lá, os próximos movimentos serão decisivos.

Três anos passam muito rápido!

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo