*Por Pedro Vaz
Todos sabemos que o decano da corte, Ministro Ricardo Lewandowski, se aposentou recentemente quando completou 75 anos. Mas a grande pergunta é, quem irá sentar em sua cadeira?
Temos vários indicados para isso, porém pelo o que conferimos nos bastidores o presidente está tranquilo, para o incômodo de alguns membros do partido. Lula pensa em uma indicação dupla, pois no final do ano a atual Presidente, Ministra e decana Rosa Weber irá se aposentar, mas porque isso incomoda?
Simples, temos apenas 10 cadeiras ocupadas na suprema corte, sendo perigoso para os interesses do partido um sorteio ou mudança nas relatórios de certos casos, apesar da maioria ter sido indicado pelo partido, alguns ministros não simpatizam tanto com o atual presidente.
Mas bem, chega de fofoca e vamos aos sorteados da noite. O principal é Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente durante a Lava-Jato, o que gerou um certo desconforto com o congresso, principalmente devido à alta popularidade do atual Senador e ex-ministro e ex-juiz, Sérgio Moro.
Lembrando que para ser aprovado no STF, o Senado Federal precisa aprovar o nome. O outro nome é Manoel Carlos, que possui um excelente currículo e favoritismo do próprio Ministro Lewandowski, sendo ex-chefe de gabinete do ministro e ex-secretário geral do TSE.
*Pedro Vaz é um homem comum, bacharelado em direito, podcaster e jornalista nas horas vagas