O jogo do trono

*Por Pedro Vaz

Todos sabemos que a eleição de 2026 já começou e com isso temos a vacância do governador Ibaneis (MDB), que não pode sair para re-eleição. Então quem irá sentar na cadeira? Claro, tudo aqui é pura especulação. Parafraseando JK, são 40 anos em 4. Mas vamos dar nome aos bois.

Celina Leão (PP): A herdeira natural do trono do Buriti. Nossa vice-governadora e governadora interina, tendo uma boa experiência como presidente da CLDF e até mesmo como governadora nesses 100 dias.

Damares (Republicanos): A senadora bolsonarista mais bem votada em 2022, tirando grandes nomes da disputa como Flávia Arruda e Joe Valle. Fora que o Republicanos têm um grande aliado, o União Brasil, sendo seu suplente o presidente do União Brasil, Manoel Arruda. Fora os três federais e o distrital.

Rafael Prudente (MDB): Não podemos esquecer quem faz parte da “família” do governador. Prudente embora esteja mais nos bastidores, é um nome interessante, tendo em vista que foi presidente da CLDF duas vezes.

Leandro Grass (PV): Apesar de não ter vencido a eleição, Grass ficou em segundo lugar, atualmente se afastou da política distrital e tomou conta do IPHAN. Sendo um forte aliado do atual presidente Lula.

Leila do Vôlei (PDT): A senadora recentemente tomou conta do diretório regional do PDT, mostrando sua força política e também se aliou ao presidente Lula. Será que pode sair uma dobrada com o Grass?

Eduardo Pedrosa (União Brasil): Eduardo é um deputado distrital fora da curva, sendo o único eleito do seu partido, mostrando sua força política. Fora seu nome forte que pode lhe render bons votos. União é um partido muito forte e pode dar um bom resultado ao distrital.

Paula Belmonte (Cidadania): Paula se mostrou uma revelação na política distrital, apesar de todos os problemas em 2022, a mesma conseguiu a cadeira. Paula tem ganhado bastante destaque durante esse primeiro ano de mandato, focando bastante em pautas estruturais. Tendo um bom alinhamento com seus colegas.

Paulo Roque (Sem Partido): O empresário e advogado Paulo Roque. Foi o maior nome do Novo no DF, ao qual ficou até o final da campanha. Apesar dos problemas enfrentados, o mesmo fez uma boa votação ao senado em 2018, será que arriscaria um voo tão alto?

Reguffe (Sem partido): O ex-senador Reguffe, apesar de todos os problemas que houve em 2022, seu nome esteve em bastante evidência, sendo o segundo em intenção de votos e talvez levasse o governador Ibaneis para o segundo turno. A política morna de Reguffe atrai eleitores, sendo sempre campeão de votos e não se envolvendo em grandes polêmicas.

Candidato do PL: O PL deve lançar um candidato ao Buriti também, afinal de contas é um partido forte, sendo o partido do ex-presidente Bolsonaro. Temos vários nomes de grande relevância no partido como Bia Kicis, Fraga, Manzoni, Roriz Neto e até a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

Será que algum desses pensa no buriti?

*Pedro Vaz é um homem comum, bacharelado em direito, podcaster e jornalista nas horas vagas

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo