As Eleições 2026 estão longe, porém o tempo passa rápido e já estamos no meio do ano de 2023. Logo 2024 bate a porta. A sorte já começa a ser lançada.
Em 2026 teremos novos nomes para governador e é preciso escolher dois senadores. O governador Ibaneis Rocha irá completar seu segundo mandato e, portanto, um novo nome terá que ser escolhido dessa nova safra de políticos.
Alguns nomes já super ventilados nos bastidores da política do DF e é claro especulado pelos próprios políticos com ou sem mandato.
Hoje podemos classificar em três vertentes a futura sucessão ao protagonismo político do DF.
1 – Legião Estrangeira
A deputada federal, Bia Kicis (PL), a senadora Damares (Republicanos) e mais Michele Bolsonaro esposa do ex-presidente Bolsonaro encabeçam a legião estrangeira.
Por que Legião Estrangeira? Esse grupo político é mais ligado em ideologia do que na própria cidade. Esse trio apesar de ter mandato por aqui, não andam aqui e nem de longe conhecem a cidade. Porém, a ideologia de direita e bolsonarista os impulsona já que cidade votou em peso no Bolsonaro.
Nesse grupo eles querem fazer Bia Senadora, Damares Governadora e Michele fica no stand bye.
Os políticos do DF que sonham com o poder não pode caminhar sem observar a legião estrangeira.
2 – Os Santos de Casa
Os políticos do DF que foram bem votados e fazem parte da história política. Esses nomes são prospectos para 2026: a vice-governadora, Celina Leão(PP), Rafael Prudente (MDB) e o próprio governador Ibaneis Rocha faz dos Santos de Casa.
Quem tem a chave de tudo é o governador Ibaneis Rocha que termina seu mandato em 2026 e é candidato natural ao Senado.
Nesse meio ainda temos o deputado federal, Fred Linhares (Republicanos) que andou aparecendo em umas pesquisas informais no campo majoritário.
Seu nome surpreendeu tanto para Senado ou governador. Seu maior obstáculo é uma integrante da Legião Estrangeira que pode querer ele longe da disputa. O nome do jornalista está bem aceito perante o eleitorado. Uma vez andando em Samambaia fiz questão de contar cada comércio. De cada 50 televisores, 49 estavam ligados no Balanço Geral ancorado por Fred. Olho nele.
Não podemos desprezar a deputada distrital, Paula Belmonte (Cidadania) ele tem se destacado mais na atualidade e pode ser um nome forte majoritário tanto Senado ou remotamente governo.
O senador Izalci Lucas (PSDB) não está fora da disputa, mas precisa remar mais para ter um pouco de protagonismo. Na questão do Fundo Constitucional ele foi bem e é um início de projeção.
Nesse grupo dois prospectos chamam a atenção: 1 – Fred Linhares que está na crista da onda 2 – Celina Leão, a vice que vai assumir o lugar de Ibaneis caso ele venha ao Senado
3 – A Esquerda
São fortes e a renovação está acontecendo a cada eleição. Nomes dos distritais Fábio Felix (PSOL) o mais votado do DF e Max Maciel(PSOL) não podem ser ignorados. São dois prospectos que podem até arriscar virem ao Senado dependendo de como tiver o cenário.
Ainda tem Leandro Grass (PV) que fez um ótimo papel disputando o Palácio do Buriti em 2022. Também é um prospecto tanto para o governo quanto Senado.
A deputada federal Erika Kokay (PT) tem seu nome ventilado na questão majoritária.
Paulo Tadeu conselheiro do Tribunal de Cintas do DF é outro que é faladíssimo. Hoje nos bastidores ele é uma das figuras mais influentes do PT.
Ainda tem a apagada Leila do Vôlei que foi muito mal nas eleições 2022 para o Buriti. Ela poderia tentar nesses últimos de mandato cavar um espaço entre os esquerdistas.
Então a política de Brasília está nessas três vertentes: Legião Estrangeira, Santos de Casa e A Esquerda. São os grupos de nomes que podem pintar em 2026.
Joguem suas fichas e cenas dos próximos capítulos