Esquerda Se Reúne, Mas…

O dito Campo Progressivo (ficou legal essa nominação), se reuniu esses dias para dizer que vão caminhar juntos para as eleições de 2026. PT, PSOL, PV, PSB, PDT, PCdoB, Rede e Cidadania. Uma ampla frente que carece de mais nomes de peso, vamos dizer assim, para conseguir sonhar em algo majoritário.

No meio desse campo podemos destacar:

Leandro Grass (PV)

Passou dos 400 mil votos, porém a pancada que ele tomou do TRE-DF coloca um quebra-molas no caminho. Ainda mais que a acusação foi de fake news e o TSE tem levado muito a sério, essa questão vai suar bastante para reverter tudo isso. Cenas dos próximos capítulos.

Fábio Félix (PSOL)

É dos nomes que destacam em pesquisas não da forma majoritária, mas sim na proporcional tanto para distrital e federal. Os números para uma disputa majoritária não são bons. Mas para federal é nome desde que haja nominata – não é fácil.

Max Maciel (PSOL)

O homem da aba reta pegou a temática de mobilidade urbana para si. T´[a dando bom, porém é um nome para reeleição na CLDF. Hoje ele se consolida na política do DF como uma renovação desse campo progressista.

Erika Kokay (PT)

A eterna federal tem a sua força. O, porém, entra nesse jogo ao não ter certeza de encarar uma disputa majoritária. Eis, a questão

Reginaldo Veras (PV)

Já declarou querer disputar o Palácio do Buriti e desse campo progressista vamos dizer que Veras renuncia a ter mandato em 2026 para botar o nome nessa fogueira.

Esse foi um resumo de como é o atual cenário. Poderia citar Leila do Vôlei, mas o PDT não fez um bom papel e tenho a intuição que ele não terá um papel de destaque para as próximas eleições, esses nomes acima estão anos a luz a frente dela.

O Campo Progressiva mira a vice-governadora, Celina Leão, todavia a Legião Estrangeira que lidera tudo aqui no DF. Algumas pesquisas mostram que no campo majoritário o Campo Progressista ainda patina. Já a Legião Estrangeira está com o poder de até “escolher”, Celina assim diz os bastidores, não nós.

Essa semana faremos uma análise mais profunda do cenário político do DF.

Hoje temos essas vertentes políticas:

Legião Estrangeira

Campo Progressista

Governistas

A turma do biscoito, água e sal estão fora desse jogo, ou seja, o muro aqui e dar uma limpinho não cola. Os números são bem claros, não só nossas opiniões.

Está dito!

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo