🏛️ Reação empresarial e política:
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deu um chega pra lá na MP do PIS/Cofins, causando dor de cabeça para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O governo agora está sem plano B para compensar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores.
🔫 Roubo ousado:
Em Ceilândia, DF, ladrões espertos levaram mais de 100 armas de uma loja, incluindo fuzis e pistolas. Parecia coisa de filme: alugaram o comércio ao lado, fizeram buracos nas paredes e desligaram tudo que era alarme e câmera.
🛍️ Taxa da blusinha:
Câmara aprova o projeto de incentivos automotivos que inclui uma “taxinha” de 20% para compras internacionais de até 50 dólares. Tudo para ajudar na transição energética, dizem.
😡 Bate-boca na CCJ:
Bolsonaristas e o ministro Paulo Pimenta quase chegam às vias de fato durante uma discussão sobre fake news na Câmara. Mais um episódio caloroso em Brasília.
👮♂️ Lira na bronca:
Incomodado com os “embates quase físicos” entre deputados, Arthur Lira quer mudar o regimento para permitir punições rápidas por quebra de decoro. A urgência foi aprovada; mérito, só hoje.
👨⚖️ Reflexão necessária:
Jarbas Soares Júnior, novo presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, pede uma autoanálise do Ministério Público sobre seus atos, especialmente após os desdobramentos da Lava-Jato.
⚖️ STF na jogada:
Sem plano B para compensar a desoneração da folha de pagamento, o governo espera que o STF dê uma força, tal como fez no caso do piso da enfermagem.
🩺 Mais Médicos com aumento:
O programa Mais Médicos anuncia reajuste de 8,4% nos valores pagos aos profissionais. Agora a bolsa-auxílio será de R$ 12.500. Mais um incentivo para atrair médicos pelo Brasil.
🍽️ Jantar dos desafetos:
Doria, ex-governador de SP, aparece em jantar oferecido por Tarcísio de Freitas ao presidente do Banco Central. Estranho ou não, foi a primeira aparição pública de Doria ao lado do governo de Tarcísio.
🔍 PF fecha o caso Adélio:
Após novas investigações, a PF conclui que Adélio Bispo agiu sozinho no atentado a faca contra Bolsonaro em 2018. Caso encerrado.
💎 Mais joias no radar:
A PF descobre mais uma joia negociada por Bolsonaro nos EUA. Investigações continuam, e o ex-presidente segue acumulando acusações.
🎤 Delações premiadas:
Investigação sobre a “Abin paralela” de Bolsonaro está chegando ao fim, com possibilidade de delações premiadas. Inquérito pode ser concluído em julho ou agosto.
🍚 Leilão de arroz anulado:
Governo anula leilão de importação de arroz após suspeitas de irregularidades. Novo processo será aberto e o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, pede demissão.
💸 Vazamento de chaves Pix:
Banco Central informa vazamento de dados de mais de 22 mil chaves Pix em duas instituições de pagamento. É o décimo incidente do tipo desde o lançamento do serviço.