Encontro de empresários lusófonos promove integração comercial

O 1º Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa, organizado pelo Instituto do Jovem Exportador (Ijex), reuniu empresários, representantes governamentais e políticos para fomentar parcerias entre as nações lusófonas. Na quinta-feira (11), o evento contou com uma recepção no escritório Valadares, Coelho, Leal & Advogados, no Lago Sul, onde foram discutidas estratégias de expansão global e desafios do mercado internacional.

Rui Mucaje, presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira (AfroChamber), destacou a importância de incluir médias e pequenas empresas no mercado africano, enquanto Ronan Pires, presidente do Ijex, enfatizou o potencial da CPLP para conectar continentes e mercados diversos por meio da língua portuguesa.

A semana do evento, iniciada na segunda-feira (8), incluiu painéis, palestras, negociações e momentos culturais, encerrando-se no sábado (13) com um almoço de churrasco brasileiro.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) aponta a CPLP como o 14º destino mais frequente para produtos brasileiros, mas uma pesquisa revelou que as empresas brasileiras ainda são tímidas no exterior devido à falta de conhecimento, informação e ousadia.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo