Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revelou que 56% dos eleitores acreditam que o Brasil está indo na direção errada, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a janeiro deste ano. Esse é o pior resultado para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início da série histórica do levantamento, que começou em junho de 2023.
Por outro lado, a parcela dos entrevistados que considera que o Brasil está na direção certa caiu de 39% para 36%. O levantamento foi realizado entre 27 e 31 de março, com 2.004 pessoas acima de 16 anos, e tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa também revelou um crescente pessimismo sobre a economia do país. O número de pessoas que avaliam que a economia piorou nos últimos 12 meses subiu de 39% para 56%. Por outro lado, apenas 16% acreditam que a situação econômica melhorou, enquanto 26% afirmam que nada mudou. Além disso, 53% dos entrevistados consideram que está mais difícil conseguir emprego hoje do que há um ano, um aumento de 8 pontos percentuais.
Os preços também são uma preocupação crescente. Para 70%, os combustíveis ficaram mais caros nos últimos meses, um aumento de 13 pontos percentuais desde janeiro. Já 88% afirmam que os preços dos alimentos subiram, enquanto 65% notaram um aumento nas contas de luz e água. No geral, 81% dos brasileiros consideram que seu poder de compra diminuiu.
Apesar desse cenário negativo, 44% dos entrevistados acreditam que a economia pode melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 34% esperam uma piora e 19% acreditam que as condições econômicas permanecerão as mesmas.