O ex-presidente Michel Temer avançou, nesta quinta-feira (22), nas articulações para uma chapa única de centro-direita com vistas às eleições presidenciais de 2026. Ele recebeu o também ex-presidente José Sarney em sua residência, em São Paulo, para uma conversa que durou mais de duas horas.
Os dois discutiram a criação do Movimento Brasil, projeto que pretende reunir lideranças políticas em torno de uma proposta de união nacional. Habilidosos na articulação política, Temer e Sarney já expressaram publicamente críticas à polarização que marca o cenário político brasileiro nos últimos anos.
Durante o encontro, os emedebistas reforçaram a necessidade de um diálogo mais amplo e menos radicalizado. Em evento recente, Sarney afirmou que o Brasil “não pode aceitar uma casa dividida” e defendeu soluções “consensuais, e não por meio do ódio”.
Apesar da aproximação com Temer, Sarney já declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem é amigo pessoal. No entanto, o clima político atual, com queda na popularidade do governo, pode reabrir espaços para reconfigurações nas alianças rumo a 2026.