Disputa pela presidência do PT DF

O advogado Guilherme Sigmaringa lança oficialmente, nesta terça-feira (27), sua candidatura à presidência regional do PT no Distrito Federal. O evento que marca o início da campanha será realizado no Teatro dos Bancários e deve reunir apoiadores e militantes da legenda. Além de Sigmaringa, estão na disputa Antônio Sabino, Hélio Barreto de Carvalho, Mariana Rosa Moreira dos Santos, Rejane Pitanga e Saulo Antônio Dias dos Santos.

Sigmaringa conta com o apoio da deputada federal Érika Kokay, dos deputados distritais Gabriel Magno, Ricardo Vale e Chico Vigilante, além do ex-deputado federal Geraldo Magela.

No plano nacional, Ricardo Vale, Chico Vigilante e Érika Kokay apoiam a candidatura de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara, à presidência nacional do PT. Edinho é o nome indicado pelo presidente Lula e pelo ex-ministro José Dirceu. A eleição está marcada para 6 de julho e deve mobilizar cerca de 1,3 milhão de filiados em todo o país. Também concorrem ao cargo Rui Falcão, Romênio Pereira e Valter Pomar.

 

Disputa acirrada nacionalmente

O lançamento da candidatura de Rui Falcão à presidência nacional do partido, realizado na última terça-feira (14), lotou o auditório do PT no Setor Comercial Sul, surpreendendo quem acreditava em uma vitória tranquila de Edinho Silva. Ex-presidente nacional do partido entre 2011 e 2017, Rui demonstrou força ao reunir importantes lideranças da legenda.

Estiveram presentes o atual presidente nacional do PT, senador Humberto Costa; o líder da bancada petista na Câmara, deputado Lindbergh Farias; os deputados federais Maria do Rosário e Luizianne Lins; o deputado distrital Gabriel Magno; e lideranças históricas do PT-DF, como as ex-deputadas Arlete Sampaio e Maria Laura. O presidente regional do partido, Jacy Afonso, e o próprio Guilherme Sigmaringa também marcaram presença. No DF, Rui Falcão tem o apoio declarado de Gabriel Magno.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo