O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reagiu com indignação ao alerta emitido pelo governo dos Estados Unidos, que recomendou a seus funcionários evitar visitas a regiões como Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá por supostos riscos de “crime e sequestro”. Segundo o governador, a orientação foi feita “sem nenhum tipo de embasamento”.
Ibaneis criticou a medida e afirmou que a capital do país tem índices de segurança positivos. “Nós temos em Brasília uma segurança muito boa e só temos a elogiar o trabalho que é feito pelo secretário de Segurança, Sandro Avelar, e pelas forças policiais do Distrito Federal”, disse. “Eu ando por todas essas cidades todos os dias e a gente não vê falar de sequestro aqui em Brasília”, completou o chefe do Executivo local, neste sábado (31/5).
O governador ainda aproveitou para fazer um convite aos norte-americanos, sugerindo que conheçam pessoalmente as cidades citadas no alerta para entenderem como as pessoas vivem com “segurança e em paz”. E foi além: “Eles têm muito mais coisa que fazer cuidando do país deles”.
Durante sua fala, Ibaneis também comentou uma viagem recente a Nova York e comparou a realidade brasileira com a norte-americana. Segundo ele, encontrou uma cidade marcada por sujeira, desigualdade e abandono. “As ruas estão cheias de rato, urina e drogados. Eu acho que eles deveriam olhar um pouquinho para dentro do que acontece nos Estados Unidos para poder falar da nossa população aqui do Distrito Federal”, concluiu.