O Distrito Federal esteve representado em reunião com coordenadores de todos os estados brasileiros e a direção da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça. O encontro teve como objetivo alinhar os últimos detalhes para a execução do Planejamento Operacional em Segurança Pública para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2), que será realizado em todo o Brasil.
“Uma oportunidade de realizar um sonho”
Para o Tenente-Coronel Marcelo de Araújo Alves, Assessor Militar Especial da Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI) da Secretaria de Segurança Pública do DF, o momento é marcante:
“Participar deste planejamento é uma oportunidade de realizar um sonho. Contribuir para uma operação nacional tão importante mostra a força da integração da segurança pública em todo o país.”
Encontro técnico no CICCN
O encontro ocorre ao longo desta semana no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, com a participação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Segundo Marcelo de Araújo Alves,
“O trabalho técnico é essencial para garantir que o CPNU2 aconteça com total segurança e eficiência, unindo esforços de diferentes estados e instituições.”
Experiência em grandes operações
Com ampla vivência em operações nacionais, Marcelo relembra que já participou da Operação Maria da Penha 2018 – hoje conhecida como Operação Chamar – e também das Eleições de 2022, nos dois turnos.
“Essas experiências reforçaram minha preparação para atuar em grandes operações. Cada desafio deixa um aprendizado e fortalece nossa missão de proteger a sociedade.”
Atuação no DF
Além das atribuições na SOPI, o Tenente-Coronel integra a Coordenação do Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) e a Gerência de Operações (GEROP). Ele também atua no Comitê de Áreas Integradas da Segurança Pública (CAISP), Região Oeste (RISP-Oeste), que abrange Águas Claras, Vicente Pires, Park Way (quadras 4 e 5), Brazlândia, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga.
Formação sólida e perfil estratégico
Mestre em Ciência Política, Marcelo de Araújo Alves possui diversas pós-graduações nas áreas de Segurança Pública, Direito e Tecnologia da Informação. Também é pesquisador e docente do Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP).
“A integração entre teoria e prática é fundamental. Minha trajetória acadêmica complementa a vivência operacional e me permite contribuir de forma mais técnica e estratégica.”
Dedicação e conquista
A participação do Tenente-Coronel no encontro nacional reforça o protagonismo do Distrito Federal em operações de segurança pública. Para ele, trata-se de um momento especial:
“É a coroação de anos de dedicação, estudo e trabalho. Transformar desafios em conquistas e estar à altura dessa missão é, sem dúvida, a realização de um sonho.”