*Caiado lança Daniel Vilela ao governo com presença de 209 prefeitos, em Jaraguá

Caiado lança Daniel Vilela ao governo com ato gigante em Jaraguá e apoio de 209 prefeitos

Evento reuniu mais de 15 mil pessoas, marcou o lançamento do vice-governador ao Palácio das Esmeraldas e consolidou a chapa governista para 2026

Jaraguá virou a capital política de Goiás neste sábado (14/3). Com a presença de 209 prefeitos, mais de mil vereadores, lideranças de todos os 246 municípios goianos e um público superior a 15 mil pessoas, o governador Ronaldo Caiado (PSD) lançou oficialmente a pré-candidatura do vice-governador Daniel Vilela (MDB) ao governo do estado.

O ato, batizado de “Pra Frente Goiás”, também serviu para apresentar os nomes da base governista ao Senado e mostrar a musculatura política do grupo que comanda o estado desde 2019.

Caiado aposta em vitória no primeiro turno

Ao apresentar Daniel Vilela como seu sucessor, Caiado fez um balanço da gestão e afirmou que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido.

Goiás não vai andar para trás. Vamos continuar avançando cada vez mais e Daniel terá a maior vitória que o estado já conseguiu após a saída de um governador com seus dois mandatos. Ele vai ganhar no primeiro turno”, declarou.

Em discurso de forte tom eleitoral, Caiado disse que o grupo está pronto para fazer a maior mobilização política já vista no estado e projetou ampla vitória da base governista também nas eleições proporcionais.

Vamos andar casa a casa, com vereadores, prefeitos e deputados. Vamos mostrar o que é um governo bem avaliado com resposta nas urnas”, afirmou.

Daniel Vilela assume papel de continuidade

Vice-governador desde 2023 e com passagens pela Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, Daniel Vilela foi apresentado como o nome da continuidade do projeto político liderado por Caiado.

Em seu discurso, afirmou viver o momento mais emocionante da sua trajetória pública e destacou o apoio recebido das lideranças municipais.

Essa é uma grande demonstração da nossa força política e será determinante para que possamos ganhar no primeiro turno”, disse.

Daniel também reforçou que, ao assumir o governo em 31 de março, pretende manter o ritmo da atual gestão.

Vamos continuar no mesmo ritmo de trabalho e na mesma determinação para garantir as conquistas e os avanços que Goiás alcançou sob a liderança de Caiado e Gracinha”, afirmou.

Gracinha entra na disputa ao Senado

A primeira-dama Gracinha Caiado também lançou sua pré-candidatura ao Senado durante o evento e recebeu forte demonstração de apoio.

Ela destacou a parceria com Daniel Vilela na condução de programas do governo e disse que o projeto político do grupo está baseado em transformação, valores e trabalho.

Daniel é um grande parceiro, um jovem preparado, inteligente e que saberá dar continuidade a esse projeto de transformação”, afirmou.

Força municipalista

A presença de mais de 86% dos prefeitos goianos reforçou o caráter municipalista do evento e serviu como demonstração de capilaridade da base governista.

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, classificou o encontro como o maior evento político fora de Goiânia na história recente do estado.

Para o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Zé Délio Jr., prefeito de Hidrolândia, o sentimento dominante entre os gestores municipais é de continuidade.

Nós queremos um governo que sabe trabalhar, e não queremos voltar ao passado”, afirmou.

Adesões ampliam base governista

O encontro também marcou a consolidação de novas adesões ao projeto de Daniel Vilela.

Nas últimas semanas, nomes que estavam em campos adversários passaram a declarar apoio ao vice-governador, como o deputado federal Daniel Agrobom, o prefeito de Bom Jesus de Goiás, Daniel Júnior, o prefeito de Pilar de Goiás, Tiagão, o gestor de Ouro Verde de Goiás, Rodrigo Fonseca, e a deputada federal Lêda Borges, que trocou o PSDB pelo Republicanos.

O movimento reforça a leitura de que a base de Caiado chega a 2026 com alto grau de coesão política e capacidade de atrair quadros de fora do grupo original.

Lideranças nacionais prestigiam ato

O lançamento de Daniel Vilela contou ainda com a presença de nomes de peso da política nacional.

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, exaltou o legado de Maguito Vilela e afirmou que Daniel representa renovação com equilíbrio.

Já o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, elogiou Caiado, destacou sua força política nacional e disse que Daniel é o nome certo para dar sequência a uma gestão bem avaliada.

Chapa ao Senado entra em campo

O evento em Jaraguá também serviu como vitrine para os nomes da base ao Senado. Foram lançadas as pré-candidaturas de Zacharias Calil (MDB) e Alexandre Baldy (Progressistas), além da presença do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que buscará a reeleição.

O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (PRD), também reforçou o tom do encontro: continuidade e vitória em primeiro turno.

Jaraguá como termômetro de 2026

Mais do que um ato político, o evento em Jaraguá funcionou como um termômetro antecipado da eleição em Goiás. A quantidade de prefeitos, vereadores e lideranças presentes mostrou que a base governista entra em 2026 com estrutura, capilaridade e discurso alinhado.

Se a intenção era mostrar força, o recado foi dado.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo