Partido a postos
Ibaneis assume articulação nos bastidores
Nos bastidores da política do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha já estaria atuando diretamente como coordenador político da pré-campanha de Rafael Prudente ao Governo do Distrito Federal em 2026.
Segundo fontes ouvidas por este colunista, o MDB começou a intensificar conversas com partidos aliados para construir uma chapa forte e competitiva para a disputa do Palácio do Buriti.
Republicanos pode indicar o vice
Um dos partidos que aparece com força nas articulações é o Republicanos. Nos bastidores, cresce a informação de que o nome cotado para ocupar a vice de Rafael Prudente seria o de Gustavo Rocha.
A possível composição é vista como estratégica por aliados do MDB, principalmente pelo trânsito político que Gustavo Rocha possui dentro do governo e entre diferentes grupos políticos do DF.
Podemos entra no radar do Senado
Outra legenda que também estaria sendo procurada é o Podemos. A conversa envolveria a composição da chapa ao Senado Federal.
O nome ventilado para assumir a primeira suplência de Ibaneis Rocha seria o do presidente regional do partido, Cristian Vianna.
Rompimento já é tratado como irreversível
Enquanto as articulações avançam, o clima político entre Ibaneis Rocha e Celina Leão já é tratado nos bastidores como um rompimento praticamente irreversível.
A leitura entre aliados é que novos partidos devem aderir ao projeto de Rafael Prudente sem grandes dificuldades, principalmente pelo peso político que Ibaneis ainda mantém na capital do país.