Dando continuidade a serie Desconstruindo Candidaturas, o personagem de hoje é o deputado federal, presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas.
Desde 2015 Izalci propaga pelos quatros que é pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF), para isso o parlamentar vem percorrendo as cidades do DF e tentou de todas as formas emplacar o seu nome nessa disputa.
Em 2014, o então deputado Luiz Pitman passou o trator no PSDB e conseguir ser candidato ao Palácio do Buriti e assim Izalci foi preterido. Mas mesmo assim, o parlamentar obteve mais votos que o desconhecido Pitman.
O tempo passou e o deputado enfim conseguiu se declarar pré-candidato ao governo. Mas as coisas saíram dos trilhos e não está sendo bem assim. Primeiro que Izalci não tem o próprio partido nas mãos a todo tempo o deputado distrital Robério Negreiros e a trupe de Maria de Loudes de Abadia tentam o derrubar.
Segundo, suas pretensões são duvidosas e até mesmo piada nas rodas de articulações, o nome do deputado sempre é citado com essas interrogações: “Afinal quem manda no PSDB-DF?” “Será que Rollemberg tomou o partido?”
Todas essas dúvidas rondam Izalci e o fizeram perder pontos nas conversas de pé de ouvido e também nas pesquisas, o nome do parlamentar perdeu bastante folego, fruto de toda essa confusão. Se ele soubesse o que a dita direita fala ao seu respeito,ficaria com as orelhas bem vermelhas e ardendo.
Abadia, Rollemberg, Robério e a instabilidade minaram a candidatura do parlamentar que atualmente está no rabo do foguete. Em Brasília, o PSDB tem a fama de ser nanico mesmo sendo um partido considerado grande. As picuinhas na alta plumagem tucana engoliram Izalci e a sua turma.
Outra questão muito falada pelos seus “amigos” de articulações que o deputado é desagregador e não consegue montar uma chapa para conseguir se viabilizar na disputa. Sem contar com a fama de “interventor” que querendo ou não essa imagem acabou pegando.
O certo mesmo seria Izalci tentar a reeleição a federal ou mesmo agarrar com unhas e dentes uma vaga ao Senado. A confusão em seu partido e a aparente falta de comando a cada dia que passa o deixa mais distante da disputa, as nuvens da política mostram isso.
Resumo:
1 – O maior opositor de Izalci é o próprio PSDB-DF que tem nos seus quadros certas lideranças falidas, que mesmo assim atrapalham.
2 – Izalci foi alçado pela executiva nacional e está suscetível a uma rasteira na mesma proporção.
3 – Nas articulações seu nome não figura como cabeça de chapa e no máximo que pensam é na sua reeleição a federal
4 – Se Izalci não consegue combater certas lideranças falidas imagine encarar uma disputa ao Palácio do Buriti
5 – A nominata do PSDB tanto para federal e para distrital são fraquíssimas
6 – A ala do PSDB que está no governo tenta o derrubar de todas as formas, mesmo eles sendo lideranças falidas.
7 – Até hoje Izalci não mostrou o menor poder de articulação. Isso é muito comentado nos bastidores.
8 – Tentar uma vaga ao Senado seria uma saída honrosa ou até mesmo a reeleição para deputado federal.
9 – Parece que o deputado não têm forças para retaliar aqueles que tentam o derrubar de todas as formas.
Na próxima matéria iremos falar de Wanderley Tavares
Fonte: Redação