Donas de si: empreender ainda é um desafio para as mulheres

O ato de empreender por si só já é um grande desafio. Iniciar um negócio, passar por todas as fases do seu desenvolvimento e se manter no mercado é hoje um processo muito mais desafiador do que no passado.

Para a mulher que decide empreender não é diferente. Ela enfrentará os mesmos desafios de qualquer empresário, porém tende a enfrentar dificuldades bem maiores pelo fato de ser mulher.

Infelizmente ainda vivemos em um mundo onde as mulheres sofrem algum tipo de preconceito e, no meio empresarial, isso acontece com mais frequência.

Conversei com Nayara Soares, empreendedora e presidente do PTB Mulher (DF), que destacou alguns desafios enfrentados por mulheres que se arriscam no mundo do empreendedorismo.

Nayara Soares

“Ser empreendedora é um ato de coragem e inclusão social. A mulher que se torna empreendedora se torna dona de si, além de aquecer a economia do país. As mulheres são as maiores influenciadoras do PIB, disse”

Crescimento delas

O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres que começam um negócio, segundo levantamento da Global Enterpreneurship Monitor (GEM) com 49 países. São 24 milhões de brasileiras com negócios próprios.

“É um posicionamento positivo, pois são lugares onde o protagonismo feminino está ganhando espaço, com mais oportunidades sendo abertas para elas, mas ainda temos muito o que conquistar”, destacou.

A pesquisa, feita com base em dados de 2019, revela que as empreendedoras brasileiras estudam 16% a mais do que os homens – 9,9 anos, contra 8,5 deles. Mesmo assim, o rendimento médio mensal é 22% menor para elas.

Superando a crise

Preocupado com o futuro das mulheres, o PTB Mulher lança, na próxima quarta-feira (09/12), o projeto “Mulheres empreendedoras superando a crise”.

De acordo com a petebista, a legenda está com os olhos voltados para as mulheres, principalmente, aquelas afetadas com a crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. O projeto tem o objetivo de dar um norte a elas.

“Eu estou em um Partido ao qual eu tive vez. Onde a minha líder, vice-presidente do PTB e presidente nacional do PTB Mulher, Graciela Nienov, cresceu e, com isso, me fez crescer na mesma proporção. Foi através dela que tive a oportunidade de fazer parte da elaboração deste projeto.”

Os principais desafios para mulheres empreendedoras

A cada ano, a presença feminina em diversos setores ganha mais atenção, devido às mudanças que promove não só na economia, como na lógica da sociedade ao qual estamos inseridos. Para Nayara Soares, mesmo com todo o cenário positivo de crescimento, ainda notamos que existem diversos avanços a serem feitos.

“Além do preconceito, vimos que mulheres precisam conciliar todas suas responsabilidades da vida pessoal com a profissional. Muitas empreendedoras são conscientes do seu papel econômico, mas uma faixa considerável ainda é responsável pela administração da casa e educação dos filhos. Além disso, tem o fator medo e autoconfiança, que é algo que se faz como um grande desafio, porém pode ser contornado. Essa busca leva a empreendedora a ter mais segurança em suas tomadas de decisões”, destacou.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo