O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Educação do DF (SEE/DF) assinaram uma nova parceria para fortalecer a educação patrimonial nas escolas públicas entre 2025 e 2030. O termo de cooperação foi firmado no dia 10 de janeiro de 2024 e anunciado oficialmente no auditório do Iphan, em Brasília, nesta quarta-feira (26).
O presidente do Iphan, Leandro Grass, reforçou a importância da educação para a preservação da cultura: “Só a educação salva, é a base. Preservar o patrimônio exige educação, é a ferramenta mais importante para a preservação dos bens culturais.”
Já a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou o papel da escola nesse processo: “É na escola que tudo começa. A formação dos professores é fundamental para que os estudantes entendam o valor do patrimônio. Precisamos resgatar o sentimento de pertencimento, o amor à história.”
O acordo prevê ações como as Jornadas do Patrimônio, novos cursos gratuitos para professores e a produção de livros infantis sobre a cultura do DF. A expectativa é envolver mais estudantes na valorização e preservação do patrimônio cultural da região.