Izalci quer CPI do Banco Master

 

O senador Izalci Lucas (PL-DF) protocolou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis omissões do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários na fiscalização do Banco Master. O pedido surge após o anúncio da compra de 58% do capital do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), em uma operação de R$ 2 bilhões.

Segundo Izalci, a proposta visa esclarecer eventuais falhas na supervisão da operação financeira, que considera arriscada e mal fundamentada. Ele questiona o modelo de negócios do Banco Master, que estaria captando recursos de forma agressiva por meio de CDBs e aplicando grande parte dos ativos em precatórios e direitos creditórios — ativos considerados de baixa liquidez.

O senador também aponta que a transação foi anunciada sem a realização de uma devida diligência completa e antes da aprovação do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que, segundo ele, levanta dúvidas sobre a real situação financeira da instituição adquirida.

Até o momento, o requerimento da CPI já conta com nove assinaturas. São necessárias 27 para que a comissão seja oficialmente instalada no Senado. Izalci afirma que seguirá em articulação para garantir o avanço da investigação.

 

 

 

 

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo