Oficialmente, Osnei Okumoto comanda a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. No Diário Oficial é ele quem assina todas as ações da pasta. Mas na prática, quem realmente põe ordem na caneta é Adeílson Loureiro Cavalcante.

Figura pouco conhecida no meio político do DF e por boa parte da população brasiliense, Adeílson participou efetivamente do governo de transição de Ibaneis Rocha. Na foto abaixo é possível identificá-lo.

o homem por tras do secretario de saude do df radio corredorII 227x170 - O homem por trás do secretário de Saúde

Depois da transição, Adeílson continuou com sua força dentro do governo. Nenhuma nomeação, sobretudo as mais importantes, sai no DODF sem passar pelas mãos dele.

Para quem não o conhece

Quando era o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro teve seu nome ventilado em uma reunião do governador Ibaneis com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Era um nome forte. Nos bastidores, entretanto, seu nome foi embargado por um pequeno detalhe: ações na justiça.

Leia Também:  Liliane taca fogo na CLDF

Entre essas ações está a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas por crime contra o Sistema Único de Saúde (SUS), quando Adeílson era secretário de Saúde do estado, em meados de 2011.

À época, além de Adeílson, outras seis pessoas eram acusadas de expedir guias de exames, que nunca foram realizados, em nome de pessoas fictícias, para receber o reembolso do SUS.

Nos bastidores, também não é dada como certa a continuação de Okumoto depois de um semestre de gestão. Mais do que qualquer outra área, a da Saúde está rigorosamente sendo arquitetada entre o Buriti e o Congresso Nacional. O Instituto Hospital de Base que o diga…

“Sugestão Rádio Corredor”: se quer ter um cargo na secretaria de Saúde procure o Adeilson, o homem forte da Pasta. Sem ele: nada feito!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] dissemos na reportagem de ontem – o homem por trás do secretário de saúde – que entre a Saúde estava rigorosamente sendo arquitetada entre o Palácio […]

Odir Ribeiro

Odir Ribeiro é jornalista, blogueiro e multimídia que desde 2011 cobre os bastidores da política do DF.
Fechar Menu