“Perguntas Na Lata” com Paula Belmonte

A Rádio Corredor conversou com a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania), que falou sobre o seu primeiro ano de mandato.

Confira!

01) Você acha que fez um bom primeiro ano de mandato como deputada federal?

Quem tem que avaliar é a população do Distrito Federal, mas acredito que estou cumprindo aquilo que tracei como metas. Aprovamos o Biênio da Primeira Infância em 2020 e 2021, o projeto de lei que prorroga a licença-maternidade de mães de prematuros já está no Senado. Aliás, fui a única parlamentar do DF a aprovar um projeto de lei. A Comissão Externa de Políticas Públicas para a Infância foi criada por um projeto de minha autoria. Ou seja, conseguimos trazer as crianças para o centro do debate. É uma questão fundamental, porque o investimento em infância vai render frutos no futuro. Os políticos deixam as crianças em segundo plano, porque elas não têm título de eleitor. Nós queremos mudar esse raciocínio. Nós trabalhamos também para estimular o empreendedorismo. Sou autora de um projeto de lei que cria a empresa jovem, para estudantes de ensino técnico. Antes, só os alunos do ensino superior podiam aprender a profissão dentro das empresas juniores. As pessoas precisam ser incentivadas a empreender e é por isso que eu apoio uma reforma tributária que beneficie geradores de empregos. Também pude fiscalizar as ações do Poder Executivo e atuar em medidas de combate à corrupção, que afetam diretamente a vida dos cidadãos.

02) O que você acha que precisa ser melhorado em seu mandato?

Nesse segundo ano de mandato, vamos continuar aprimorando aquilo que colocamos em prática. Tivemos um trabalho exaustivo na CPI do BNDES e mostramos que existiu sim um esquema de corrupção que visava enriquecer poucos e garantir o caixa dois em campanhas. Obviamente, quem foi eleito pelo voto popular e é pago com dinheiro do contribuinte precisa, sim, prestar contas. Por isso estamos abertos a sugestões e encaramos as críticas com naturalidade.

03) Você acha que seu eleitor está satisfeito com o andamento do seu mandato?

Meu maior termômetro são as redes sociais. O retorno que nós temos é muito positivo. Ninguém está imune de questionamentos, mas nós recebemos muito incentivo nos nossos canais na internet. Por onde passamos também, nas ruas, ouvimos incentivo.

04) Você acha que o eleitorado do DF está satisfeito com sua conduta política?

Eu trabalho para que os cidadãos se sintam representados. A infância e o combate à corrupção são dois temas que precisam, sim, serem debatidos com mais seriedade. A renovação que houve na Câmara dos Deputados nas últimas eleições possibilitou esse movimento de priorizar as crianças. É esse efeito que queremos provocar, de dar às crianças tudo que elas precisam para se desenvolverem. Assim colheremos os frutos.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo