A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, está enfurnada em seu gabinete com advogados e assessores, além da subsecretária de Marketing, Promoção e Eventos. Daniele Faria Lopes.
Sua agenda de hoje (15) foi cancelada. Motivo: estão tentando embasar uma justificativa para o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF).
O órgão fez cobranças à secretária sobre a campanha publicitária com o tema “Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”.
Em ofício, o MPC pediu informações sobre a empresa responsável pela veiculação das peças. A matéria da cobrança foi publicada pelo Metrópoles dois dias atrás e deixou a secretária enfurecida.
O MPC também cobrou os eventuais gastos públicos com a publicidade e o modo de contração da despesa.
Aí que mora o problema: a secretária não teria justificativa. Ela garante que a peça publicitária foi algo “de graça”. Por qual motivo a gratuidade?
A secretária precisa explicar como a campanha teve custo de mais de R$ 40 mil e não teve todo o processo licitatório devidamente realizado, já que a lei estipula que licitações acima de R$ 8 mil deve ter o rito estritamente seguido, caso não seja para compras emergenciais, como de remédios, por exemplo.