No início desta semana, o Whatsapp informou que irá adotar mais uma medida para restringir o compartilhamentos de conteúdos em sua plataforma. Segundo um porta-voz da empresa, a intenção é reduzir a disseminação de notícias falsas, as famosas Fake News.

Antes, o usuário podia compartilhar a mensagem com até 200 pessoas ou grupos, depois esse número caiu para 20 e, agora, são apenas cinco.

Esta estratégia foi testada primeiro na Índia após uma onda de violência assolar o país devido a informações falsas compartilhadas por meio do aplicativo.

O intuito é ampliar essa limitação para a esfera global. Essa medida vem com a proposta de combater as chamadas Fake News, diminuindo o alcance das mensagens.

Vale lembrar que em 2018, o Facebook, dono do Whatsapp, foi acusado de fomentar a disseminação de notícias falsas e informações inverídicas em diversos país.

Leia Também:  Vianna e a treta com Ibaneis

Um dos principais processos acusa a rede social de disponibilizar acesso a dados de milhões de usuários da rede para a Cambridge Analytic, que trabalhou na campanha presidencial de Donald Trump.

Nós, do Rádio Corredor, acreditamos que apenas o conhecimento pode mudar uma realidade, e, por isso, separamos dois artigos sobre o assunto e uma cartilha da Associação Brasileira de Rádio e TV (ABRATEL) que indica dez passos para identificar as Fake News.

Lembre-se de compartilhar apenas conteúdos que você tem certeza que é verdade.

Os nossos, por exemplo!

Primeiro artigo

Segundo artigo

Abaixo a cartilha da Associação Brasileira de Rádio e TV (ABRATEL)

cartilha passos fake news radio corredor 136x170 - Rádio Corredor é contra fake news

Por Milena Castro

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Odir Ribeiro

Odir Ribeiro é jornalista, blogueiro e multimídia que desde 2011 cobre os bastidores da política do DF.