Muita gente está mobilizada para ajudar um dos maiores nomes do esporte no Distrito Federal. Em novembro de 2019, o sensei Takeshi Miura, de 78 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico quando estava em sua residência. Desde então, o mestre vem lutando pela vida.
No último dia 25, Sensei Miura foi encaminhado pelo SAMU à UPA do Núcleo Bandeirante. No sábado foi removido à UTI do Hospital das Clínicas de Ceilândia. De acordo com o irmão, Jorge Miura, o quadro foi grave, decorrente de infecção urinária (comum em pacientes acamados).
A situação progrediu para infecção generalizada, o que preocupou muito os familiares. Ontem, na visita privativa, a esposa Waléria constatou uma melhora considerável e a pressão estava normal. A infecção foi controlada.
De acordo com a esposa Waléria Miura, a situação no momento é estável. Takeshi Miura teve uma melhora significativa. Não terá a necessidade de hemodiálise. Os médicos acreditam que, se o esportista continuar nesse quadro de melhora, é bem possível que tenha alta na próxima quarta-feira (30).
A situação de Miura após o AVC
Miura é faixa vermelha e um dos mais graduados mestres judocas do Brasil. Foi cinco vezes campeão brasileiro e venceu os Jogos Pan-Americanos de 1967, no Canadá.
Após o AVC, a vida do Sensei virou do avesso. O acidente vascular cerebral deixou sequelas graves. Miura está com o seu lado direito paralisado, não anda, não fala e precisa de ajuda para se alimentar. Hoje, o esportista sobrevive com a ajuda de amigos. O salário da aposentadoria mal consegue custear o básico como alimentação e medicamentos.
Alunos da academia Judô Miura contribuem como podem. Até lançaram campanhas como arrecadação de fraldas geriátricas, sorteios de quimonos e vendas de canecas com o intuito de diminuir os custos, que são grandes.
Ajude Sensei Miura com o que puder!
Telefone: (61) 98123-3032 / 99968-7975
Instagram: Judô Miura
Dados bancários