Uma postagem no Twitter de uma ex-BBB e militante do PSol deixou perplexos especialistas em Mercado Financeiro. A moça em questão criticava aqueles que comemoravam a alta da Bolsa de Valores e a queda do dólar.
Na postagem ela dizia que a Bolsa de Valores não era para “pobre”. Ledo engano. Óbvio que a enxurrada de críticas de quem entende do assunto foi em direção à desinformada.
Enfim…eu posso dizer, por experiencia própria, que a Bolsa é, sim, para pessoas pobres. Como muitos dizem por aí, de forma errada e desinformada, a Bolsa de Valores não é só para ricos.
Digo com toda propriedade: o mercado financeiro é para aquele que está disposto a fazer o seu dinheiro trabalhar para si. Com R$ 50 você já consegue comprar ações e ingressar no Ibovespa, onde fica o pregão eletrônico.
Se você aplicar R$ 500 todos os meses nas ações certas, você com certeza irá trilhar um caminho para se tornar um milionário. Basta disciplina e pensar a médio e longo prazo. Como diz o ditado: “Quem colhe, planta!”.
Claro que como toda a aplicação na Bolsa também oferece risco. Por isso, você precisa conhecer a Bolsa e não investir por meio de terceiros. Você tem que ser o operador e não ficar nas mãos dos outros.
Eu invisto na Bolsa há pelos menos 1 ano e minha carteira já valorizou pelo menos uns 40%. Isso porque comprei as ações certas e não entrei para especular, mas sim para fazer uma carteira previdenciária. Eu me planejei para daqui uns 5 anos sobreviver da Bolsa.
Nesse vídeo a Cura da Pobreza o jornalista e investidor Marcelo Veiga prova com dados e estatísticas que a Bolsa de Valores não é lugar para milionários, mas sim uma fábrica de milionários. Veiga não era milionário e quando começou no mercado financeiro era quebrado e cheio de dividas.
No Brasil, nem 1% da população investe na Bolsa de Valores. Na última vez em que tive acesso a esses números fiquei sabendo que pelo menos 700 mil pessoas físicas centralizam seus investimentos na Ibovespa. Muito pouco.
Já nos Estados Unidos, 70% da população investem seu dinheiro no mercado financeiro americano. Diferença brutal.
Na próxima postagem vou explicar o que é “Value Investing”. E, se pintar mais interessados, explicar no assunto Bolsa de Valores. Desmistifico todos os meandros e mistérios do mercado financeiro.
Até a próxima…