Cerrado Vivo chega a Brazlândia nesta semana

Com entrada gratuita, o Cerrado Vivo promove exposições, oficinas, palestras e atrações culturais que celebram os saberes ancestrais de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e tradicionais do Cerrado.

De 3 a 6 de junho, Brazlândia será o ponto de encontro entre tradição, arte e preservação ambiental com a chegada do projeto Cerrado Vivo. A iniciativa, realizada pelo Instituto Arvoredo com fomento do Ministério da Cultura, transforma a Praça do Laço, ao lado do Lago Veredinha, em um espaço de celebração ao bioma Cerrado e aos modos de vida das comunidades que o mantêm vivo.

Com atividades gratuitas e abertas ao público, o Cerrado Vivo reúne exposições interativas, apresentações culturais, oficinas e palestras que valorizam os saberes ancestrais de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais do território. A proposta é reforçar a importância da preservação ambiental a partir da valorização de quem vive em harmonia com a natureza.

Durante quatro dias, das 9h às 18h, a programação oferece experiências educativas e sensoriais voltadas especialmente para estudantes da rede pública do Distrito Federal, que terão a oportunidade de vivenciar o Cerrado por meio da cultura e do conhecimento popular. Rodas de conversa, saberes tradicionais e expressões artísticas se unem para mostrar como é possível conservar o bioma com respeito às raízes e à diversidade.

As palestras, que ocorrem ao longo do dia, aprofundam temas como a conexão ancestral dos povos indígenas com o Cerrado, as práticas sustentáveis dos quilombolas, o uso tradicional das plantas medicinais e a resistência cultural das comunidades diante dos desafios contemporâneos.

Programação 

Manhã

  • 9h30 – Conexão ancestral: saberes e tradições dos povos indígenas do Cerrado

  • 10h30 – Cerrado e sustentabilidade: práticas tradicionais dos quilombolas

Tarde

  • 14h30 – Medicina da terra: plantas medicinais e conhecimento tradicional do Cerrado

  • 15h30 – Cultura, resistência e identidade: a vida dos povos tradicionais no Cerrado moderno

Um circuito pelo DF

Brazlândia é a quinta parada do circuito, que já passou por Samambaia, Ceilândia, Recanto das Emas e Estrutural. Até setembro, o projeto percorrerá ainda as regiões de Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina, Sobradinho II, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e finalizará com uma edição especial no Plano Piloto, entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional.

Com expectativa de alcançar mais de 30 mil pessoas em todo o Distrito Federal, o Cerrado Vivo promove encontros entre tradição, conhecimento e ação coletiva, reforçando o papel da cultura na preservação de um dos biomas mais ameaçados do país.

Serviço
Projeto: Cerrado Vivo
Data: 3 a 6 de junho de 2025
Horário: Das 9h às 18h
Local: Praça do Laço – ao lado do Lago Veredinha, Brazlândia
Entrada gratuita
Realização: Instituto Arvoredo
Fomento: Ministério da Cultura
Apoio: Administração Regional de Brazlândia

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo