Eu não sou nenhum entendedor de política e muito menos especialista. Aliás sou da tese de que ninguém entende de política, o que existe é saber analisar as mudanças constantes dessa Ciência, procuro observar bastante e daí tirar minhas conclusões, erradas ou certas. Enfim…
Se depois das filiações, os pré-candidatos forem abandonados, a desmotivação virá junto e serão menos votos na legenda. A maioria dos postulantes que disputam as eleições são desprovidas de recursos e depende de cada ajuda para ter uma boa votação. O dirigente partidário que não der condições para seu candidato ser competitivo, irá tomar na lata. Os tempos são outros e os postulantes não são mais os mesmos.
O maior pesadelo dos presidentes partidários serão os candidatos novatos. Os neófitos, acham que conseguir votos é tão fácil quanto pagar uma puta ou um puto como queiram. Esses sim, vão ser o pesadelos nas eleições e na hora de calcular o quociente eleitoral.
Se os partidos não cuidarem dos seus candidatos, o choro será intenso. Ficar de olhos nos seus é a próxima etapa, o resto é só detalhe.