Finalmente no grupo prioritário

Cerca de 45 mil doses da vacina contra a covid-19 terão de ser disponibilizada para imunizar todos os profissionais da segurança pública da capital do país, entre eles policiais militares, civis e penais, bombeiros, além de agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF). 

Foi a base de muita discussão e pressão que, finalmente, os servidores no grupo prioritário de vacinação conseguiram ser incluídos no grupo prioritário. Na segunda-feira (22/3), policiais penais e civis realizaram um “lockdown” da segurança pública. O ato ocorreu em todo o país.

Desde o começo da pandemia, 4.654 servidores da segurança pública do DF contraíram o vírus, e 27 morreram. A Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros (CBMDF) registram maior número de infecções pelo novo coronavírus. Só ontem (23/3), dois PMs perderam a luta contra a doença.

A Secretaria de Saúde informou que, a partir desta sexta-feira (26/3), serão vacinados os profissionais de saúde que trabalham no Instituto de Medicina Legal (IML) ou em clínicas, consultórios, laboratórios, farmácias e funerárias particulares.

Entram nesse grupo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, veterinários, técnicos e auxiliares. Depois dessa etapa, será a vez dos profissionais de segurança, o que inclui, também, rodoviários, conselheiros tutelares e fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).

Doses

Dados das secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Administração Penitenciária (Seape-DF) mostram que, em todo o DF, há 22.873 profissionais na ativa nessas áreas, sendo bombeiros, policiais civis, militares e penais, além de agentes do Detran-DF. Seriam necessárias 45.746 doses para vaciná-los.

Casos

Polícia Militar
9.777 militares
19 mortes
1.749 infectados

Polícia Civil
4.118 civis
Três mortes
654 infectados

Corpo de Bombeiros
5,9 mil militares
Duas mortes
1.565 infectados

Detran
1.298 agentes
Uma mortes
167 infectados

Polícia Penal
1.780 agentes
Duas mortes
549 infectados

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo