Em razão da greve iniciada nesta segunda-feira (19) pelos funcionários do metrô do Distrito Federal, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) anunciou reforço nas linhas de ônibus que circulam entre as regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e o Plano Piloto.
A ação faz parte de um plano emergencial para diminuir os transtornos causados pela paralisação. Segundo a Semob-DF, cerca de 30 linhas terão acréscimo de viagens, com veículos remanejados de outros itinerários que apresentam menor carregamento de passageiros.
A pasta afirma ainda que, além dos horários de pico, haverá reforço durante toda a manhã e à noite, considerando os novos horários de funcionamento empresarial no DF, devido à pandemia de Covid-19.
A paralisação dos metroviários foi decretada em assembleia virtual, durante a madrugada desta segunda. Por conta do movimento, as estações abriram com 30 minutos de atraso, às 6h. Segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), durante os horários de pico – 6h às 8h30 e 16h45 às 20h30 – devem circular 14 dos 24 trens. No restante do dia, serão seis veículos.
De acordo com o Departamento de Transito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a greve dos metroviários não altera a utilização das faixas exclusivas de ônibus. O funcionamento das vias segue apenas para o uso de coletivos, vans escolares e táxis.