O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou, a manhã desta quarta-feira (9), a ordem de serviço para construção do Hospital Oncológico dr. Jofran Frejat, que ficará localizado no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), na Rua Projetada AENW03, Lote A. A obra deve durar 3 anos. “Ele tinha o sonho de governar essa cidade e participou de tudo que tem de bom na saúde do DF”, disse Ibaneis sobre o doutor homenageado.

O governador lembrou sobre o olhar especial na saúde da capital com a nova etapa do governo. “Nessa nossa gestão já nomeamos sete mil empregados na saúde […] De acordo com do Dr. Frejat, primeiro cuidamos da unidades básicas, depois as unidades de pronto atendimento e só depois os hospitais de referência”, afirmou Ibaneis Rocha.

Contratada na modalidade de menor preço oferecido na licitação, a Endeal Engenharia e Construções Ltda. terá a disposição quase R$ 100 milhões (R$ 99.965.265,47) para a construção do hospital. A Endeal apresentou um preço 16% abaixo do valor estimado.

Ibaneis Rocha afirmou que a obra foi destravada, estava paralisada na Caixa Econômica e nos órgãos federais. “Entramos na justiça e conseguimos a obra. Vai mudar o tratamento do câncer. […] o tratamento de câncer talvez seja um dos mais sofridos que as pessoas podem enfrentar”, disse.

“Desde 2015 estava paralisada […] esperamos um prazo de 36 meses para ser concluída. É para a população carente”, disse Ibaneis Rocha.

Sobre a convocação para depor na CPI da Covid, Ibaneis disse que vai contribuir muito pouco. “Não sou citado em nenhum tipo de inquérito [..] Não tinha motivo nenhum para isso”, afirmou.

Hospital Oncológico

O Hospital Oncológico deve ter com 172 leitos, sendo 152 de internação e 20 de unidade de terapia intensiva (UTI). A unidade vai atender a população de mais de 6 mil pacientes oncológicos da capital, oferecendo consultórios multidisciplinares, alas para tratamento de quimioterapia, radioterapia, medicina nuclear, endoscopia e salas de cirurgia conjugadas. Exames de imagem, como mamografia, ultrassom e raios X, também poderão ser realizados no local.

Deixe uma resposta

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há dez anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!